Sinônimos e Antônimos de Mal e de Mau

Você sabe quais são os sinônimos e antônimos de mal e mau?

Conhecer essas informações é importante para te ajudar a escrever melhor, assim, caso você não saiba quando usar mau ou mal, você poderá ter palavras substitutas e manter o sentido original de sua frase.

Sinônimos

Sinônimo é toda palavra que tem significado semelhante a outra, podendo ser usada como substituta em frases sem que se perca o sentido pretendido.

Sinônimos de Mau

Maléfico, malvado, maldoso, maligno, maldito, cruel, perverso, desumano, vil, insensível, frio, odioso, malevolente, molesto, impiedoso, desalmado.

Sinônimos de Mal

Injustamente, maldade, malefício, malevolência, malfeito, perversidade, nocividade, ruindade, crueldade.

Antônimos

Antônimo é toda a palavra que tem significado oposto a outra.

Antônimos de Mau

Bom, benévolo, bondoso, clemente, generoso, humano, magnânimo, misericordioso, nobre, admirável, piedoso, excelente, superior, acertado, apropriado.

Antônimos de Mal

Bem, acertadamente, adequadamente, devidamente, direito, certo, lindamente, convenientemente, propriamente, perfeitamente, satisfatoriamente.

Você poderá encontrar outros antônimos a depender do sentido utilizado para as palavras mau e mal, em caso de maldade por exemplo o antônimo seria bondade.

Tudo irá depender de como você está aplicando a palavra.

Mau com U ou Mal com L?

Se você sente dificuldade de aprender quando usar mau com u ou mal com l, pode utilizar uma regrinha para facilitar!

Como já dissemos antes, mau é antônimo de bom então você pode sempre colocar a frase que está escrevendo em sentido antônimo para verificar se usaria a palavra bom.

  • Ex: Hoje acordei de mau humor.
  • Ficaria: Hoje acordei de bom humor.

Assim, você tem certeza de que seria correto escrever nesse caso mau com u.
Enquanto mal com l tem como antônimo a palavra bem, e você pode fazer a mesma substituição para verificar se o uso está adequado, confira:

  • Ex: Ele fez o serviço mal feito.
  • Ficaria: Ele fez o serviço bem feito.

Agora que você já conhece sinônimos e antônimos de mau com u e mal com l, poderá soltar sua criatividade em redações sem ter que ficar repetindo palavras.

Afinal, quanto menos você repete palavras, maior é a demonstração de seus conhecimentos para a banca que corrige a prova!

Além disso, poderá verificar se está realmente usando mau com u ou mal com l de forma apropriada, invertendo o sentido da frase sempre que sentir dificuldade em avaliar se escreve com u ou com l.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim!

Sinônimos e Antônimos de Mal e de Mau
5 (100%) 33 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *