Mau Humor ou Mal Humor

Você sabe se o certo é mau humor ou mal humor?

Sabe dizer qual é a forma correta de escrever esse comportamento?

O caso de mau humor ou mal humor confunde muitos brasileiros, e é uma pegadinha frequente em questões de vestibulares e concursos públicos, entenda algumas diferenças entre mau e mal para aprender a usar corretamente a expressão!

Antônimos

  • Mal é o contrário da palavra “bem” e ambas são advérbios.
  • Mau é o contrário da palavra “bom” e ambos são adjetivos.

Devemos escrever mau humor ou mal humor?

Não podemos dizer que ‘fulano está de mal humor’, justamente por ser antônimo de bem, e que em significado antônimo a frase ficaria ‘fulano está de bem humor’ o que não produz sentido.

Observado esse aspecto, podemos afirmar que ‘fulano está de mau humor‘. Outra forma de explicar o correto uso de mau nessa situação é que a palavra está adjetivando o humor da pessoa em questão.

Sempre que temos dúvida sobre o correto uso de mau com u ou mal com l nas expressões que precisamos escrever, devemos avaliar a frase em sentido antônimo, ficando muito mais fácil decidir qual o sentido da frase montada.

Aplicando Seus Conhecimentos

Muitas vezes não percebemos que essas pegadinhas são frequentes em provas e concursos, e que esses detalhes podem nos deixar mais distantes de nossos sonhos, e como a melhor maneira de aprender é exercitando, responda a seguinte questão:
Sobre o emprego adequado de mau e mal, estão corretas, exceto:

a) Mal pode apresentar três diferentes valores gramaticais: pode ser substantivo, advérbio e também adjunto adnominal de acordo com a análise morfológica da língua.

b) Mal e mau são exemplos de palavras homônimas, ou seja, palavras que apresentam a mesma pronúncia, mas significados divergentes.

c) Mau é classificado como adjetivo, antônimo de bom. Essa palavra é utilizada pelos falantes para fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e a diversas outras acepções que tenham como intuito qualificar.

d) Mal pode apresentar três valores gramaticais: pode ser advérbio, substantivo ou ainda uma conjunção indicativa de tempo.

Se você respondeu que apenas a letra a está incorreta, é sinal de que você de fato conseguiu compreender o uso de mau com u e mal com l, caso tenha errado a resposta, continue navegando em nosso blog que temos diversos textos esclarecendo o uso correto de mau ou mal para te ajudar a aprender de forma definitiva.

Mau Humor ou Mal Humor
5 (100%) 45 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *