Mal-Estar ou Mau-Estar

Você sabe se está com mal-estar ou mau-estar?

Não sabe como escrever, e está com vergonha de errar?

Então continue lendo que iremos esclarecer suas dúvidas, te ensinando em detalhes como nunca mais esquecer a correta grafia.

A Formação da Palavra

Mal-estar é a forma correta de se escrever. Esta é uma palavra formada por justaposição, que é quando uma palavra se forma a partir da junção de outras duas, que no caso são mal + estar.

É uma palavra classificada como substantivo masculino, onde mal é antônimo de bem, e por isso se utiliza a palavra com l, enquanto mau com u é antônimo de bom, por isso não seria correto utilizar mau-estar, que teria como antônimo bom-estar.

Lembrando que mal-estar se refere à sensação física de desconforto, algo desagradável.

Antônimos

Na formação de mal-estar o substantivo composto mantém a autonomia das palavras mal e estar. O antônimo é, portanto, bem-estar.

Sinônimos

Alguns sinônimos de mal-estar são: indisposição, incômodo, enjoo, constrangimento, embaraço, vergonha, inquietação, ansiedade e insatisfação.

Novas Regras

Outra dúvida comum com relação a palavra mal-estar é se ela deve continuar sendo escrita com hífen ou não depois do novo acordo ortográfico.

Segundo as novas regras, todas as palavras compostas com os advérbios mal e bem devem ser separadas por hífen, nos casos onde a segunda palavra começa com vogal ou com “h”, como nos seguintes casos:

  • Bem-estar;
  • Mal-humorado.

Somente quando a palavra começa com consoante ocorrerá a junção das palavras compostas por advérbios mal e bem, quando o hífen não deverá ser inserido, como nos seguintes casos:

  • Malcriado;
  • Benfeito.

Exemplos do Uso de Mal-Estar

  • A discussão terminou, mas causou um mal-estar na empresa;
  • Paula não irá sair conosco porque está com mal-estar.

Agora você já sabe como escrever corretamente a palavra e não precisará passar por constrangimentos na hora de redigir uma redação ou responder alguma questão que envolva essa palavra.

Afinal, a correta grafia é muito importante quando queremos nos destacar em concursos, provas ou entrevistas de emprego.

E sempre que você não souber se deve usar mau ou mal, o ideal é pensar em sinônimos para evitar perder pontos ou se colocar em situações constrangedoras.

No entanto, você já percebeu aqui nos nossos posts que é fácil entender a diferença! Faça exercícios sobre o tema e você verá que conseguirá fixar o correto uso com u ou l.

Mal-Estar ou Mau-Estar
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *