Cara de Mau ou Cara de Mal

Você sabe se devemos usar cara de mau ou cara de mal?

Sabe qual a maneira correta de escrever?

Se você tem dúvidas, continue lendo e descubra as diferenças!

Qual está certo, cara de mau ou cara de mal?

Se você entender qual a diferença entre mau com u e mal com l, saberá diferenciar se deve escrever cara de mau ou cara de mal.

Sempre que você precisar definir qual a grafia correta com as duas palavras, pense no antônimo de mau ou mal, e avalie se a frase continua com sentido se colocada em situação oposta.

Por exemplo:

  • Lucas tem cara de mau.
  • Lucas tem cara de bom.

Ambas as frases são coerentes e fazem sentido, ao contrário de:

  • Lucas tem cara de bem.
  • Lucas tem cara de mal.

Assim, você poderá avaliar rapidamente se o uso correto é mau com u ou mal com l, e a partir dessa avaliação poderá escrever qualquer expressão usando mau ou mal corretamente.

Mau com U e Antônimo de Mau

Mau com u pode ser um substantivo ou adjetivo, o antônimo de mau é bom. Por isso, o correto uso da expressão cara de mau é com u.

A pessoa pode ter cara de bom, mas não pode ter cara de bem, ou seja, não poderia ser escrito cara de mal.

Mau com L e Antônimo de Mal

Mal pode ser substantivo ou advérbio, e o antônimo de mal é bem.

O uso de mau e mal é pergunta frequente em provas de português de concursos, porque esta é uma pegadinha do português que faz muitos candidatos errarem e perderem pontos.

Por isso, aprender o correto uso de mau ou mal é mais importante do que decorar possíveis expressões como cara de mau, mal-humorado, mal-estar, e outras expressões que podem ser usadas para confundir o candidato.

Outra questão importante é aprender que ambas as palavras podem ser usadas como substantivos, mas o mal é também um advérbio, enquanto mau é também um adjetivo, sabendo disso fica mais fácil avaliar o uso correto nas frases.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a acertar mais questões e garantir que você se diferencie dos seus concorrentes, ou até mesmo passe naquela prova de português do colégio ou faculdade que está te tirando o sono.

Aprender português é muito importante para se destacar em qualquer área de atuação!

Cara de Mau ou Cara de Mal
5 (100%) 25 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *